Xô, depressão!
A depressão é um estado de espírito em primeiro lugar. E começa no exato instante em que se crê em certos pensamentos negativos.
A mente influencia as emoções, portanto, aquilo em que a gente acredita se torna a nossa realidade emocional. Muitas pessoas se veem reféns da depressão e não sabem como sair dessa.
O primeiro passo é observar quais pensamentos você tem alimentado/nutrido em sua mente: eles podem dar uma pista para o problema.
Pode ter sido algo que lhe tenha acontecido e ainda não saiba lidar: como uma perda familiar, um desemprego, uma separação… Algo que nos tenha deixado profundamente triste e que não tivemos força suficiente para reverter tal situação.
Ao alimentarmos esses sentimentos de pesar, vamos nutrindo essa tristeza até que ela se torna tão grande que nem sabemos mais o que fazer com ela!
É aí que entra a nossa atitude mental positiva. É difícil, sim, lidar com perdas e processos que nos causam dor, mas podemos lidar com eles tendo, primeiramente, a aceitação.
Essa palavra tão simples encerra em si grande sabedoria e poder de cura.
Quando aceitamos algo que não podemos mudar no momento, criamos um espaço interno de compaixão e amor por si mesmo.
Este amor e cuidado são o primeiro passo para lidar com a situação da melhor forma possível. Da aceitação, surgem sentimentos de conforto, resignação e fé em dias melhores – é o que chamamos esperança.
Alimentar a fé independente do Deus que se acredita (já que todos são Um!) é fortalecer a nossa alma que é o nosso verdadeiro ser.
Desta fé e fortaleza interior brotam forças de transformação e vontade de se curar. Para isso, é importante aqui entrar em ação e dar um Xô! na depressão – literalmente…
Enxotar os pensamentos de morte, tristeza, melancolia. Dizer adeus a todas as formas de sofrimento e aceitar para si a plenitude da vida: “Eu mereço e vou ser feliz!”.
Com esse propósito em mente, tudo é possível para aquele que crê!
Fé, luz, confiança e amor! Amém!
Ana Carolina Reis