Como manter a harmonia em meio ao estresse do dia a dia?

Por Aurora

Em primeiro lugar pergunto: por que o dia a dia precisa ser estressado? Tem gente que parece até que tem prazer em sofrer em carregar a sua cruz, com suor no rosto e tudo mais… Parece que se não tiver algo para reclamar e ser infeliz está faltando um pedaço.

Contudo, deixando a vitimização de lado, há pessoas que realmente se esforçam em realizar o bem e mesmo assim se sentem cansadas com o “peso” natural do viver diário: trânsito, engarrafamentos, pressão do chefe no trabalho, conviver em um ambiente familiar hostil, enfim… Há muitas possibilidades “externas” para nos tirar do “sério”, certo?

E qual a melhor forma de lidarmos com isso, naturalmente? Evitando o mínimo atrito possível com os seres ao nosso redor e buscando viver o mais saudável possível nesse caos urbano. A resposta, então, é: estar em paz com a sua consciência e manter a harmonia interior.

O mundo pode estar acabando “lá fora”, mas se nos mantivermos centrados, em equilíbrio, nada realmente pode nos perturbar… Isso se chama equanimidade: estarmos isentos do que nos faz mal, deixando a desarmonia para fora do nosso espaço interior.

Estar bem é uma escolha que se deve fazer conscientemente. Em primeiro lugar, devemos manter a mente estável, preferindo sempre ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio. Com a perspectiva adequada, podemos começar a perceber as situações muitas vezes desastrosas, difíceis ou angustiantes em nossa vida como desafios a superar e a vencer, como num jogo de vídeo game, onde cada vez mais o nível de dificuldade cresce quando avançamos de nível. Se conseguirmos encarar tudo que nos acontece com essa visão, já é o primeiro passo.

No mais, pequenas práticas podem trazer simples alegrias ao nosso dia e contribuir em muito para nossa saúde e bem-estar. Perceba aquilo que lhe faz feliz, atitudes prazerosas como: conversar e rir com um amigo, ver um filme ou ler um bom livro, comer uma coisa gostosa, tomar um banho com um sabonete especial bem perfumado…

Experimente acrescentar alguma alegria extra ao seu dia e quando aquela vontade de reclamar vier à tona, olhe à sua volta e perceba a beleza do céu, das árvores, ou apena sinta a unidade, Deus em cada vida.

Isso é fazer a sua parte e escolher ser feliz a cada dia.

Ana